terça-feira, 29 de novembro de 2011

Abertura das Comemorações dos 75 Anos

FÓRUM ESCUTISTA " ESCOLA DE VALORES, HOJE"


O Agrupamento 385 de Riba de Ave teve a sua Abertura Oficial das Comemorações dos 75 anos. As Comemorações tiveram inicio as 15 horas com a presença de individualidades Civis e Escutista. O Dirigente Ch. José Salgado começou a Cerimonia com um Discurso Abertura, agradecendo a presença do Sr. Vice-presidente da Câmara de V.N.Famalicão Dr. Paulo Cunha, Sr. V ereador da Juventude de V.N. Famalicão Dr. Mario Passos, Sr. Arcipreste Padre Mario Martins, Sr. Secretário da Junta Freguesia Sr. Miguel Lopes, Representante da Yupi, Sr. Sergio Mirra, representante do Rotaract Sr. Filipe Dia. Em representação do Corpo Nacional Escutas estiveram presentes o Chefe Nacional Carlos Alberto Pereira, Assistente Nacional Padre Rui Silva, Chefe Regional Ivo Faria, Chefe Núcleo Famalicão Valdemar Magalhães e a todos os restantes chefes do Corpo Nacional de Escutas.

Foi no dia 17 de Fevereiro de 1937 que, com a filiação da alcateia 137 e o Grupo Exploradores 137 que nasce aquele que é hoje o Agrupamento 385 de Riba de Ave, do Corpo Nacional Escutas – Escutismo Católico Português, cujo Patrono é S. José. O nosso agrupamento como muitos outros passou por muitas dificuldades, principalmente ate 1976, por vários motivos. Mas a partir desse ano começou a crescer em qualidade, fruto do empenho dos seus dirigentes que sempre se esforçaram por adquirir conhecimentos e competências para poderem levar a cabo a sua missão, de contribuir para a educação de jovens, incutindo-lhes valores cristãos e humanos para que possam ser cidadãos activos e empenhados na sua comunidade. Mas estes últimos 30 anos são sobretudo anos de muito crescimento qualitativo.

Nunca como nas últimas décadas fomos tão participativos e abertos ao exterior. Para enumerar, apenas, algumas das actividades em que nos fizemos representar: AcaNac 87, AcaReg 88, AcaNac 1992; Actividade de Núcleo aos Picos da Europa 1993; Jamboree da Madeira, 1994; AcaNúc 1996; AcaNac 1997; AcaReg 2001, Jamboree Mundial Thailandia 2003; Acanuc 2005; Roverway Italia 2006; Cenáculo Nucleo; Jamboree Mundial Reino Unido 2007; Acanac 2007; Mega Empreendimento Famalicão 2008, Acareg 2010….. fica ainda por registar muitas outras actividades que, embora não sendo tão sonantes, marcaram fundo na história do agrupamento e no coração de muitos escuteiros.

De alguma forma estes crescimentos estão associados ao grupo de dirigentes, que têm tido a preocupação na sua auto-formação, de forma a melhor corresponderem às expectativas dos jovens que nos estão confiados. Tal preocupação originou a sentida necessidade de se juntarem anualmente com o fim de conviver, fazer formação, programarem as actividades das suas Unidades e elaborarem em conjunto o plano do Agrupamento, sendo exemplo disso o programa das comemorações dos 75 anos, a que hoje damos inicio. Actualmente o nosso Agrupamento tem um efectivo de cerca de 70 elementos. Do grupo de 13 dirigentes investidos, temos 5 com CAP, 1 com CAL, 1 com CDF. Destaco alguns acontecimentos que mostram o empenho destes jovens num futuro melhor: a participação nos últimos ACANAC’s e ACAREG e ACANUC nos Serviços e a investidura de mais 4 elementos no dia 3 de Dezembro deste ano. Os nossos escuteiros podem ter orgulho em ter uma equipa de Educadores tão empenhada e activa como nós. Temos os meios, a capacidade e competências para fazer deste Agrupamento uma verdadeira Escola de Valores e fazer destas comemorações, qualquer coisa de extraordinário e bonito.

De seguida foi apresentado um pequeno filme sobre a história do Agrupamento, desde a sua fundação com as imagens mais marcantes ao longo destes 75 anos. Aos presentes foi apresentado um pequeno concerto, com 4 musicas originais, que fazem parte dum reportório que o agrupamento possui. Destaque para o Hino Comemorativo dos 75 anos “ Podes ser…como Maria”. Deu-se inicio ao Fórum Escutista “Escutismo escola de valores hoje”. Para isso o Ch. José Salgado chamou ao palco o Ch. José Pedro Nogueira que foi o moderador do debate. O Ch. José Pedro fez a apresentação dos convidados para o fórum, por parte do CNE o Ch. Nacional, o Assistente Nacional e o Ch. Regional e por parte da Sociedade Civil, o Vereador da Juventude da Câmara Municipal V.N. Famalicão, e os representantes da Yupi e do Rotaract.
Numa primeira ronda os interveniente fizeram uma pequena alusão a missão de cada um dos movimentos que representavam e a forma como realizavam o seu trabalho no dia a dia do seu movimento e como isso contribuía para a valorização do seus jovens. Foi dito por parte da Yupi, qué uma associação juvenil de desenvolvimento social e comunitário, sedeada em Vila Nova de Famalicão desde Setembro de 2008. A YUPI tem por objectivos principais desenvolver e implementar projectos de inclusão social e participação dos jovens na comunidade enriquecendo a sua vertente pessoal, social e humana. Numa lógica participativa, a YUPI estimula os jovens à participação através de acções de voluntariado, iniciativas jovens, intercâmbios e desenvolvimento de outros projectos recorrendo à educação não formal como facilitador da participação. O representante do Rotaract disse que é, muito difícil definir em poucas palavras o que é o Rotaract. É uma rede social de 200.000 jovens que sem barreiras nem descriminações, tornam sonhos realidade numa base diária ao mesmo tempo que desenvolvem as suas próprias capacidades de liderança tornando-se mais fortes pessoalmente e profissionalmente. O Rotaract Club V.N.Famalicão, tem na sua actual geração, um grupo coeso de grandes amizades, frequentes reuniões e actividades cujo a nossa finalidade é ajudar a Sociedade. O Sr. Vereador da Câmara, enalteceu, o trabalho realizado pelos movimentos e associações do Conselho e que a missão da Câmara era proporcionarão movimentos as condições para desenvolveram o seu trabalho, não só através de contribuições monetárias, mas também através de um acompanhamento continuo. Destacou a criação da Rede Juvenil que em conjunto levam a cabo algumas actividades no Conselho, tais como as Caminhadas Conselhias que junta centenas de jovens de diversas associações. O Ch. Nacional referiu que o CNE é uma escolas de valores, com a missão de contribuir para a educação dos nossos jovens. Não é uma escola de especialização, mas sim uma escolas onde olhamos para cada um dos nossos rapazes e tentamos desenvolver as suas competências e capacidades, tentando aumentar as mesmas a partir dos seus próprios conhecimentos e capacidades. Criamos oportunidades educativas para que cada um desenvolva as suas aptidões assentes em 6 áreas, Física, Afectiva, Carácter, Espiritualidade, Intelectual e Social. O Assistente Nacional frisou que o CNE – Escutismo Católico Português e um movimento que desenvolve os valores Humanos e Cristãos. Intervieram ainda o Sr. Arcipreste e o Ch. Núcleo Valdemar Magalhães que referiram a importância dos movimentos juvenis valorização dos jovens.

Um dos pontos altos do debate, foi a intervenção do Sr. Vice-Presidente das Câmara, Dr. Paulo Cunha que enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Agrupamento 385 de Riba de Ave, aproveitou a oportunidade para oferecer ao Agrupamento na pessoa da Ch. Agrupamento Vânia Lopes, o Reconhecimento Municipal, pelo trabalho desenvolvido pelo Agrupamento 385 ao longo dos seus 75 anos.

No fim a Ch. Agrupamento Vânia Lopes encerrou as Comemorações, agradecendo a presença de tão ilustres convidados e destacou a excelente equipa de animação que o agrupamento tem. Chamou ao palco o Ch. Adj. Agrupamento Paulo Jorge Carvalho para a entrega de uma lembrança a todos os presentes. No fim foi oferecido aos convidados um Verde de Honra.

4 comentários:

  1. Olá a todos,

    Quase sempre estamos muito atentos ao que corre mal mas por vezes deixamos passar as oportunidades onde devemos dizer parabéns e obrigado.

    Para fugir à regra desta vez não me vou esquecer :)

    A organização do Forum, que marcou o arranque das comemorações dos 75 é algo de que o agrupamento se pode e deve orgulhar.

    Todas as pessoas que de alguma forma contribuiram para que se realiza-se, e foram muitas, estão por isso de parabéns.

    Queria no entanto deixar um agradecimento especial ao Chefe Zé, que foi o mentor da ideia e desde o início apostou nela. Além disso teve também muito trabalhao; daquele trabalho silencioso que normalmente não arranca muitos aplausos mas que foi muito meritório e se traduziu na excelencia do evento.

    Quanto ao que correu menos bem (a pouca adesão), não podemos fazer nada até porque penso que em termos de divulgação a actividade também foi bem pensada e organizada.

    Estão lançados os dados para que os 75 anos fiquem nas nossas memórias por muitos e bons anos. Mas para isso há que preparar igualmente bem os próximos dois momentos altos destas comemorações.

    Uma vez mais,
    Obrigado e Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Concordo perfeitamente com o Ângelo, parabéns Ch. Zé pela ideia e concretização.
    Apesar de não termos uma comunidade muito participativa, a meu ver este fórum foi um sucesso, na medida em que a maioria dos convidados respondeu prontamente à chamada e contribuiu para enriquecer a troca de ideias sobre um tema tão actual como os valores na sociedade, nomeadamente a escola de valores que é o escutismo!
    Penso que ideias destas são de repetir, porque não criar umas jornadas anuais ou bienais que incentivem os escuteiros a reflectir sobre temas como este?!! Fica o desafio... :)
    Obrigada a todos os que contribuíram para este dia tenha sido possível!

    ResponderEliminar
  3. concordo com o Ângelo. a ideia de Estefânia parece interessante .

    ResponderEliminar