segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pioneiros - "Vasco da Gama na Rota do Cabo"


Imaginário

A convite de El-rei D. Manuel I, parti de Portugal na primeira expedição marítima para a Índia, com três carracas. Uma comandada por mim, Vasco da Gama, outra pelo meu irmão Paulo da Gama, outra por Gonçalo Nunes. e ainda uma caravela comandada por Nicolau Coelho.

Percorremos o Atlântico sem quaisquer problemas, até que chegámos ao cabo da Boa Esperança. Apenas tinha sido dobrado uma vez. Será que iríamos conseguir fazê-lo novamente? Após várias tentativas e no meio da escuridão de uma tempestade fomos triunfantes e conseguimos ultrapassá-lo.

No outro lado do continente africano aportámos a Moçambique, a Mombaça e Melinde.

A parte mais difícil já está feita, temos a nossa rota traçada em direcção à Índia e sabemos exactamente onde ir. Mesmo estando no mar desconhecido com o soprar de uma ventania muito forte e de ondas que se lançavam dentro da barca. Não podemos ter medo! Temos que ter fé. Fé em Jesus, pois Ele irá ordenar que o vento e o mar se calem e que haja calmaria para a nossa viagem.

Seguimos viagem. Atravessámos o Índico. Será que já chegámos ao nosso destino? Ancorámos frente a Calecute, palácios, templos, jardins e lagos artificiais, e também cabanas de colmo.

O Samorim recebe-me em audiência. É o primeiro contacto, as primeiras gentilezas. Engrandeço a nobreza, a riqueza e o poderio de El-rei D. Manuel I. Cordialmente ofereço ao Samorim os nossos presentes.

Dias depois a armada larga, e mais importante que um tratado comercial com o Samorim de Calcute, descobrimos o caminho marítimo para a Índia.

Glória! Para o Capitão-mor! Para El-rei! Para a Cristandade! Para Portugal!


Pioneiro,

Estás perante uma história de audácia, coragem e persistência. Também tu viverás nesta atividade o espírito das conquistas, navegando por águas nunca dantes navegadas, enfrentando vários obstáculos, convivendo com diferentes povos e culturas e difundindo a tua Fé em Cristo. Por isso prepara a tua bússola, a tua caravela e vem viver esta aventura!


Sábado 28/04/2012

08.00H Receção

11.30H Abertura Oficial de Campo

12.30H Almoço

14.00H Reunião de chefes da Armada

Atividade “A grande viagem”

18.00H Atividade “Difusão da Fé em Cristo”

20.00H Jantar

21.30H Festa em Calecute (fogo de conselho por agrupamento)

23.00H Atividade “ O Mercado do Oriente”

00.00H Silêncio em campo


Domingo 29/04/2012

08.00H Alvorada

09.00H Atividade “Glória e Riqueza”

12.30H Almoço | Revista ao campo

14.00H Atividade “Novo Mundo”

16.00H Eucaristia

17.30H Encerramento

CONSTRUÇÃO DA ARMADA (montagem de campo)

Uma construção obrigatória em forma de leme/ou mastro com vela (pórtico, mesa, oratório,…).


A GRANDE VIAGEM

Após a citação do Velho do Restelo, deu-se a partida das naus de Vasco da Gama; ficaram para trás as terras portuguesas e apenas o mar e o céu infinitos cabiam na visão dos lusitanos. “Por mares nunca de antes navegados”, foram além de onde permitia a força humana. Enfrentaram tempestade e nem o gigante Adamastor os impediu de cumprir a sua demanda.

Neste jogo és convidado a viver esta grande aventura, as arenas de jogos representam os continentes que terás de contornar e a pista de obstáculos será o teu gigante Adamastor.

Material necessário: bússola.

O MERCADO DO ORIENTE

As especiarias eram o tesouro das Índias. Desde a canela, ao gengibre ou a pimenta que transformaram o mundo ocidental.

Os mercados mundiais desde Veneza e principalmente Génova tratavam de distribuir estas especiarias por toda a Europa. Os portugueses com esta nova rota que ligaram diretamente as zonas produtoras das especiarias aos maiores mercados europeus. Este facto mudou de forma definitiva os costumes gastronómicos portugueses e europeus.

Este jogo leva-te á descoberta destes novos tesouros gastronómicos e aprumará os teus dotes de negociante.


GLÓRIA E RIQUEZA

Com o tão esperado regresso das naus a Lisboa, estabeleceu-se então a desejada ligação da Rota do Cabo. No caminho para a pátria, avistaram terra e entraram pela foz do Tejo, sempre bem recebidos pelo povo, e especialmente pelo Rei que fez com que os seus feitos jamais fossem esquecidos, concedeu-lhes toda a honra e glória que eles verdadeiramente mereciam.

Este jogo representa o tão ambicionado regresso carregado de tesouros, tal como esperamos que seja o teu regresso carregado de experiencias enriquecedoras e inesquecíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário