sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ACAGRUP 2013, Serra de Montesinho

No seguimento do post já publicado pelo Ch Ângelo venho cá eu fazer o resumo alargado do nosso magnífico fim de semana por Trás os Montes! Bem, mas tudo isto começou há já muito tempo, quando em Novembro se realizou a escolha de projetos para a realização da atividade de agrupamento 2012/2013. Ganhou o imaginário dos Pioneiros chamado O último Pastor, que relatava a história de um avô e de um neto do século XXI interessado nas tradições e brincadeiras do antigamente. Assim, este neto gostaria de aprender coisas como: fazer pão, bordados, ordenhar o gado, aprender a plantar,… enfim, as atividades típicas de tempos antigos. Sugeriu-se como local uma aldeia na Serra de Montesinho. A equipa de enriquecimento da atividade lá meteu pés a caminho e descobriu o inovador projeto Aldeia Pedagógica de Portela, em Bragança. http://aldeiapedagogica.net/


Sábado de manhã bem cedinho, toda a gente entusiasmada apesar do sono e lá seguimos viagem rumo à aldeia, viagem um pouco atribulada pois o nosso autocarro avariou e a estrada tinha demasiadas curvas para alguns estômagos heheh mas nada que não se resolvesse, valeu-nos apenas um pequeno atraso!

Chegamos, fomos recebidos calorosamente pela D. Albertina e pelo Sr. Gilberto que foram responsáveis pela nossa estadia no Centro de Convívio de Portela, local onde confortavelmente pernoitamos. Almoçamos e começamos as atividades que Aldeia Pedagógica tinha para nos oferecer. O Sr. João fez a nossa visita guiada onde conhecemos a D. Rosário responsável pelo fabrico do pão, a D. Maria responsável da capoeira e com muita pena nossa, não conhecemos o Sr. Abílio, responsável pela forja, mas, no entanto, conhecemos a forja e a importância que outrora este oficia teve na aldeia e nas redondezas. O tempo esteve um pouco chuvoso e muito, muito frio, mas para nos aquecer o coração no fim da nossa visita lanchamos o pãozinho que acabava de ser feito, a sair do forno e com manteiga, hummm… Que delícia! Depois de termos aprendido um pouco acerca das atividades tradicionais foi tempo de descontrair aprendendo a fazer velas e puxando pelos neurónios resolvendo quebra-cabeças!

Depois do jantar veio o nosso tradicional Fogo de Conselho, muito animado, com todas as secções a querer mostrar as suas atuações e talentos! Mas o que vamos todos recordar é o Ch. Zé e a canção que nos ensinou perepepe, tiquiteré tiquité, popopopooo, nheca nheca nheca nhéeeee!!!!!!!!!!!! O silêncio chegou em frente à lareira, depois de umas pipocas e de assistir ao filme o Homem que plantava árvores!

No dia seguinte acordamos com a notícia mais aguardada do fim de semana: está a nevar!!!!!!!!! Toda a gente saltou rápido do saco cama e veio espreitar à janela o idílico espetáculo! (In)felizmente foi apenas pouca neve, havia telhados brancos mas não havia neve suficiente para a brincadeira! Após o pequeno almoço foi tempo para a Eucaristia, a qual ajudamos a animar e a tornar o Domingo diferente para aquela comunidade!
Este fim de semana ficou ainda marcado pela realização da investidura dos guias dos nossos bandos/patrulhas/equipas, assim como, pela aprendizagem acerca de como antigamente as crianças se entretinham e brincavam num tempo sem playstation, computador ou brinquedos telecomandados! Brincamos aos pião, ao botão, ao elástico, ao berlinde, caricas,… Antes do almoço ainda tivemos tempo para conhecer melhor a aldeia através de um pequeno passeio que se fez fotográfico devido às lindas cores que a natureza apresenta nesta altura do ano! Tempo ainda para a avaliação que se mostrou muito satisfatória, visto que mais de 90% dos participantes gostou muito, muito da atividade!!!!!!!!!!
Como o que é bom acaba rápido, após o almoço lá rumamos a casa!


Agradecemos uma vez mais a todas as pessoas envolvidas nesta atividade, nomeadamente à D. Albertina e ao marido pelo excelente acolhimento no Centro de Convívio, ao Sr. Gilberto e família pela disponibilidade e amabilidade com que nos recebeu na sua freguesia, e à associação Azimute em nome do Sr. João Cameira e das nossas Mestres da aldeia! Bem hajam por este projeto!

 Aqui ficam algumas fotos, em breve eperamos colocar aqui mais algumas. Divirtam-se!

1 comentário: